terça-feira, 29 de junho de 2010

Papéis

Hoje eu estava arrumando papéis que estavam espalhados pelo meu quarto, a maioria deles contas pagas, extratos de banco e afins. Tenho uma pastinha sanfonada que eu uso para guardar os comprovantes separados, ordenados por data, etc. Mas, como sou eu, obviamente não guardo cada coisa assim que chega ou assim que pago, espalho pelo quarto por meses e quando já tenho uma montanha de papéis perco um tempão arrumando cada coisa em seu lugar.
Fazer isso hoje me levou a refletir sobre a quantidade de papéis (documentos, comprovantes, extratos) necessária à nossa vida. Tive vontade de queimar tudo e ir morar na beira de alguma praia vivendo de cantar sambas.
As coisas vão se acumulando, e não dá pra fazer uma limpeza. Posso jogar fora as contas de luz da primeira casa que morei aqui? Não. Comprovantes de voto? Não. Contra-cheques? Não. Identidade e CPF? Menos ainda! Sei que alguma burocracia é necessária à civilização, mas eu acho exagero. Ainda mais agora, com tanta tecnologia! Poderiam inventar um sistema de comprovantes por e-mail, não? Algum sistema global onde você cadastraria o CPF e todas as vezes que pagasse uma conta em seu nome, ou votasse, ou tirasse um documento, tudo chegaria num e-mail cadastrado para que você pudesse se livrar de todos os papéis.
Talvez isso até já exista, com o esquema de DDA, que eu ainda não conheço. Mas eu acho que não é seguro o suficiente para que eu tenha confiança em jogar tudo fora.

Os únicos papéis dos quais não abro mão são livros, textos e afins. Esses eu tenho gosto em juntar, e quanto mais a montanha aumenta maior a minha satisfação!

Um comentário:

  1. Aqui em Brasília (não sei se a lei é nacional), as operadoras dão um comprovante no final do ano dizendo que você está em dia com todas as contas anteriores. Com isso, a gente não precisa guardar contas antigas.
    Outra coisa é que (um contador já me contou) você não precisa guardar contas que tenham mais de 5 anos (acho que é isto. 10 anos pra imposto de renda, eu acho.. é bom confirmar), pois as empresas não podem te cobrar nada além deste prazo.
    Saber disso já é um começo pra se livrar dos papéis. Faço igual a você, tenho uma pasta sanfonada, mas acumulo bastante pra guardar as contas pagas lá.

    ResponderExcluir