sexta-feira, 13 de julho de 2012

Bacalhau à Prr-t-guesa

Já repararam que o português falado fora do Brasil quase sempre abole as vogais? Naquela música "é uma casa portuguesa com certeza", se prestarmos atenção, o portuguesa pronuncia-se como no título aí em cima. 



Lembrei dessa música da última vez que preparei esse bacalhau, por motivos óbvios. As raízes portuguesas da minha família vez ou outra aparecem pela minha cozinha. É fácil de fazer, rápido, fica muito bom e faz bonito. Quem arrisca? 

Você vai precisar de: 
- bacalhau 
- batatas 
- cebolas 
- alho
- ovos cozidos 
- azeitonas 
- muito azeite 

Primeira coisa: não faça se o bacalhau não estiver bom. É importante que as postas estejam bonitas, sejam mais altas (não precisa muito, como na foto é suficiente) e desfiem em lascas (não que você vá desfiar, mas isso ajuda a reconhecer quão tenro e macio ele é). Não precisa ser bacalhau do porto, mas tem que ser da parte do meio do peixe. Partes mais finas, perto do rabo ou barbatanas, não ficam tão saborosas. Acredite, experiência própria. 

Segunda coisa: não tenho como dar medidas exatas, depende do quanto de bacalhau você tiver, do tamanho da sua assadeira, essas coisas... Mas uma receita certinha não faz a menor falta nesse caso, eu garanto. 

Mas vamos lá: comece colocando o bacalhau de molho. Quanto mais tempo, melhor. Eu deixo uns dois dias de molho. Depois de uma boa lavada embaixo da torneira, deixe-o totalmente submerso em água e mantenha na geladeira. Daí é trocar a água sempre que lembrar, umas 3 ou 4 vezes por dia, ou até mais - quanto mais, melhor. Isso fará com que o sal que está entranhado nele vá embora. 

Agora começando o preparo de fato: ponha uma panela de água no fogo. Quando levantar fervura, coloque o bacalhau, já cortado em pedaços, e deixe lá uns minutos. Enquanto isso, prepare as batatas: descasque, corte em rodelas grossas (mais ou menos 1,5 cm) e ponha uns 3 ou 4 minutos no microondas. Isso vai fazer com que já entrem no forno pré-cozidas, e adiantar muito as coisas. 

Tire o bacalhau do fogo (a essa altura ele já ficou uns 8 a 10 minutos) e escorra. Monte a assadeira: esfregue um dente de alho cortado ao meio no fundo e nas laterais, unte com azeite (não muito pouco) e forre com as rodelas de batata. Espalhe azeite por cima das batatas (bastante) e faça uma camada com rodelas de cebola (metade da espessura das rodelas de batata. Ponha mais azeite e arrume o bacalhau por cima. Espalhe o alho fatiado por cima. E mais azeite. 

Cubra com papel alumínio e leve ao forno médio por cerca de 20 minutos. Tire o papel, espalhe o ovo cozido fatiado e as azeitonas, ponha mais um pouco de azeite e volte ao forno ate dourar - mais uns 15 minutos. Tá pronto!

Só pra concluir, umas dicas:

1) Quando for fatiar o alho, corte ao meio no sentido do comprimento e tire o talo dele antes. Essa parte é a mais indigesta, tirá-la torna o prato mais leve e saboroso.

2) Depois que escorrer o bacalhau, prove um pedaço e veja como está o sal. Se faltar, salpique um pouco entre as camadas ao montar a assadeira. Mas bem pouco - com o caldo que se solta do bacalhau no forno, sempre fica mais salgado do que a gente imagina...

Bon apetit!

Nenhum comentário:

Postar um comentário