sexta-feira, 27 de maio de 2011

Não-rotina de cuidados com o rosto


Ontem a Lanny postou aqui a rotina de cuidados que ela tem com o seu rosto, e fez o convite para que a gente falasse da nossa rotina também. Até me animei, porque gosto desses assuntos belezísticos e quase nunca falo sobre isso aqui no blog. Só que existe um impedimento: não sigo uma rotina lá muito disciplinada. Os produtos que uso variam, seja por conta do clima, humor, preguiça, tempo... Mesmo assim, vou tentar organizar aqui:






De manhã, eu uso o sabonete Clean & Clear for Morning Energy, hidratante da mesma linha, adstringente Limpeza Profunda também C&C, Nivea Aqua Sensation nos olhos, e protetor solar AntHelios AC e Spectraban.

Falando um pouco mais sobre os produtos: adoro o hidratante. É bem levinho e tem umas mini-micro-nano partículas de brilho que ficam lindas na pele. Gosto muito também do Nivea para os olhos. Estou usando há mais ou menos dois meses e tenho sentido uma melhora boa, tanto na hidratação da pele em geral quanto nas olheiras. O adstringente é ok, mas me arrependi de não ter comprado o efeito gelado dessa mesma marca, que deve ser bem mais legal.

Dos protetores, eu gosto do AntHelios, que é leve e não piora a oleosidade da minha pele. Gosto menos do Spectraban - a cor dele é ótima, a textura é legalzinha, mas deixa brilhando. tenho que passar pó para apagar o brilho, o que acaba deixando a minha cara menos "acordei assim" e mais "me arrumei para sair". Costumo usá-lo misturado ou ao hidratante ou ao (outro) protetor, já melhora muito. Mas depois que eu vi isso aqui, tô super ansiosa para aposentar os dois. O sabonete eu gosto pelo cheiro (delícia), mas não me adapto muito bem a ele, acho suave demais. É bom salientar que eu, quando lavo o rosto, busco essa sensação:






Pele repuxando de tão seca, fazendo barulho (tipo de cabelo limpo) quando passo a mão. Eu sei que não é recomendado, que pode acontecer efeito rebote e todas essas coisas. O mundo inteiro seria lindo se conseguíssemos sempre nos guiar pelo saber racional, né? Mas poxa, é impossível! E eu preciso repuxar para me sentir limpa, me deixa.

Num plano ideal, eu lavaria o rosto, tonificaria, hidrataria olhos e pele e, depois de alguns minutos, passaria o protetor. Às vezes até acontece assim, mas "vareia" muito. Se fico só em casa, não passo protetor. Tem dias que tô com preguiça do adstringente, outros do hidratante, outros dias não troco nem o pijama, quanto mais sigo o passo-a-passo...






Já à noite, uso o seguinte: Sabonete Clean & Clear Anti Cravos, Escova Facial Prada, Redermic Yeux La Roche Posay, hidratante Effaclar M e óleo de rosa mosqueta Herbarium.

Esse sabonete sim, deixa a pele gritando! Adoro ele, já usei vários outros e nenhum superou. Costumo usar a escovinha facial à noite, já que tenho mais tempo e tenho também a ilusão de que os ativos das coisas que passo na minha cara penetram melhor na pele se eu lavar o rosto com ela. E como eu normalmente prefiro que essas coisas que penetrem o façam à noite (opa!), reservo esse turno para ela - acho demais escovar o rosto duas vezes por dia. Aí, como já usei a escovinha, não precisa passar o adstringente. Até tentei algumas vezes, mas arde!!

Daí uso o hidratante para os olhos. Esse uma dermatologista doidona me indicou uma vez, depois descobri que era para pessoas a partir dos 45 anos - e eu, bom, não tenho ainda. Descobri também (não me pergunte como) que a médica que me indicou o creme, anos atrás, perdeu o marido, que morreu assassinado pelo seu amante gay em um motel de beira de estrada. E as filhas dela, por conta da vergonha de ficarem faladas na cidade, se mudaram para os EUA. Ela ficou aqui sozinha. Bizarro. Não é à toa que ela é meio desregulada das idéias.

Mas,voltando ao creme. Já tinha comprado, né? Uso. Nada de mais, é só um creme. O Effaclar M eu gosto muito, é leve e potente ao mesmo tempo, sabe? A sensação é ótima: hidratação sem melecação. Alterno com o o óleo de Rosa Mosqueta, que comprei depois de ler o post do Makeupalooza. Mas esse eu só uso nos dias em que nada mais vai penetrar em mim (opa!!) além dos ativos dos meus cremes. É leve, coisa e tal, absorve, mas é um óleo, né? Meio corta-clima...
E, como eu não uso com a frequência necessária (ainda bem, a partir dos meus critérios), não sei se funciona ou não. Mas eu gosto dele, é simpático.

Tem também esses produtos de uso mais aleatório, sem muita vinculação com o horário ou uma rotina específica:






- Demaquilantes Deep Clean Neutrogena e Bioderma Crealine H2O O primeiro é uma merda, só tô usando para acabar. Bem, coitado, pra pele até rola, mas eu uso muito pouco maquiagem de pele no dia-a-dia, e o pouco que uso sai com sabonete. Preciso que tire rímel à prova d`água, isso sim!! Coisa que o Bioderma faz muito bem, adoro ele. Levinho, bem aguadinho, eficiente. Usarei pro resto da vida.

- Água termal Trouxe potes e mais potes da viagem. Uso sem muito critério, deu vontade eu borrifo um pouco. Não sei se faz muita coisa pela minha pele, mas refresca e é divertido.

- Shampoo Johnson`s Baby Camomila não preciso dizer o que o shampoo de bebê faz pelo rosto, isso já foi explicado à exaustão. Meu sabor preferido é esse de camomila.

- Bastão Secativo Payot Acnederm Pra quando aparece uma espinha (obviamente). Ele é muito bom, muito eficaz e muito rápido. Sério, passo à noite e de manhã percebo uma diferença absurda. Se a espinha for pequena, some num dia. Sério. E ele tem essa corzinha, dá pra usar durante o dia também. Mesmo sendo mais escuro que a minha pele, eu esfumo e fica ok.

- Esfoliante St Yves Apricot Scrub Esse eu uso bem pouco. Na verdade, se eu usar aquela escovinha da Prada todo dia, com disciplina, não sinto necessidade nenhuma. Como não é sempre que isso acontece, uso o esfoliante, mas muito de vez em quando. Tenho usado ele no corpo pra não ficar encostado.

- Bepantol Nos lábios todas as noites e, esporadicamente, nas olheiras. Sempre passo antes de dormir. Pra quem não dorme sozinha, como eu, aí vai uma dica: use imediatamente antes de DORMIR, não antes de DEITAR, se é que você me entende. Não há "ativo" que "penetre" em você se você tiver uma boca branca, amarga e melequenta.




Ah, sim. Me dei conta que falei de 18(!!!) produtos e tenho apenas um rosto.





P.S.: Sentiram a qualidade das montagem no moderníssimo Paint, hein, hein??

5 comentários:

  1. Poxa, Quando comecei a ler já fiquei com receio né, não tenho rotina nem uso cremes, só lavo o rosto antes de dormir se usar maquiagem e mesmo assim as vezes esqueço... Quando voce disse que falou de 18 cremes.. Meu mundo caiu... Acho o máximo isso de cuidar da pele mas nunca consegui criar essa rotina, embora tenha tentado bastante acho que lavo o rosto com sabão apropriado uma ou duas vezes por ano no máximo! Mas adorei as sua dicas vou me esforçar e quem sabe consigo lembrar de lavar o rosto antes de dormir algum dia essa semana!
    bjos
    PS.: o meu blog mudou um pouco se passar por lá não se assuste hehehe ;)

    ResponderExcluir
  2. Que legal que vc postou sua rotina, mesmo que seja "não rotina"! Não conhecia este óleo de rosa mesqueta e já procurei hoje (depois que li seu post), mas não achei este da Herbarium). Fiquei curiosa! Adoro ler este tipo de post pra também pegar dicas de produtos! Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Adorei o bom humor :) Também segui a dica da Lanny e fiz um post! Depois vou postar sobre os cuidados ocasionais! Uso menos coisinhas que você diariamente, mas vivo querendo mudar!

    Bjos =*

    ResponderExcluir
  4. Oi de novo :)

    Eu tenho raiva de dermatologistas, e esta frustração está se expandindo para as outras especialidades médicas!

    Realmente o kit de pincéis é caro... Mas como faz um tempão que estou para comprar um decidi assim que vi esses da Sigma! Pedi com a Jana do Mais que bonitas quando ela viajou e já está a caminho! Ansiosa :)

    Adorei te ver lá no blog, volte sempre!

    Bjos e bom final de semana =*

    ResponderExcluir
  5. Eu adoro ler essas rotinas de cuidados com o rosto para ver se identifico alguma coisa que eu também uso!
    Igual a você, eu uso o Aqua Sensation e o hidratante Clean & Clear. O hidratante é ótimo mesmo. Super levinho, não comedogênico e ainda dá aquela iluminada de pele rica, né? hahahhaha
    Já o anti-olheiras eu não vi efeito nas olheiras (se bem que tem pouco tempo que eu estou usando diariamente), mas a pele está bem mais hidratada.

    Bom, compartilhando a minha rotina...

    De manhã eu lavo com o Mousse de Limpeza Active, do Boticário, que é ótimo, suave e mesmo sendo para todos os tipos de pele funcionou bem na minha pele mista. Depois passo hidratante com FPS. No verão, uso o UV Perfect fator 30 da L'oreal e agora no inverno estou usando um gel hidratante com FPS 12, do Boticário (é pra adolescente, mas se funciona na minha pele, pq não?). É muito bom, deixa a pele matificada, uma belezinha!

    À noite, eu limpo de novo com o mousse (se tiver usado maquiagem, uso junto da escovinha), passo o tônico da mesma linha Active e depois o Morning Energy (sim, uso ele à noite! não tem FPS e n gosto de usar por cima de protetor pq fico brilhosa...).

    Tanto de manhã quanto à noite, uso o aqua sensation nos olhos.

    E os variáveis são o gel esfoliante da L'oreal, Pore Target e uma máscara de argila branca comprada na Mundo Verde.

    Só 9! Fiquei com vergonha.. eu uso pouca coisa! hahahah

    P.s.: já viu esse vídeo que foi postado no Dia de Beauté? http://www.youtube.com/watch?v=8c4jrLitMC0&feature=player_embedded

    Olha o tanto de coisa que a menina usa...

    ResponderExcluir