quinta-feira, 8 de abril de 2010

Por falar nisso...

Escrevi ontem aquele post e hoje me deparei com mais um exemplo triste, vejam só:

Flagrante no trânsito de internauta no Rio

Flagrante no trânsito de internauta em Aracaju

Até quando isso continua assim no Rio?

Aracaju X Rio de Janeiro

Pra começar, vou explicar o porquê da comparação: sou carioca, nascida e criada no Rio, e por forças do destino há pouco mais de um ano moro em Aracaju. Desde que me mudei, não fiquei nem dois meses sem visitar o Rio, por motivos profissionais - presto uma espécie de consultoria na empresa onde trabalhava há mais de dez anos (não sou velha não tá? tenho 26!).
Mesmo voltando sempre, pude olhar para o Rio com olhos mais distanciados, fora da rotina de quem vive aqui.
Por exemplo: agora, lendo os jornais daqui, me surpreendo tanto com as notícias em si quanto com o fato de, na época que eu morava aqui, ter me acostumado a elas. Semana passada, quando aquela carreta enganchou na Av. Brasil, a notícia trazia escrita, no último parágrafo, uma frase aparentemente sem importância que na verdade é fundamental pra entendermos o que o Rio é: helicópteros da PM patrulham a região para evitar arrastões no congestionamento. Oi?? Não pode engarrafar senão o risco de arrastões é grande?? Que caos é esse, minha gente?!?!!
Não estou dizendo que não existe violência em Aracaju, mas não dá pra comparar não.

Por outro lado, boa parte das pessoas queridas está aqui. É um prazer enorme sair com amigos, pra Lapa, onde as coisas acontecem. No feriado fui ao show(?) do Cabaré Valentim, que unia boa música, acrobacias, um pouco de teatro, quem sabe até uma comédia misturada. E boa companhia, claro (oi Livia, oi Paula!). É o tipo de coisa que lá não tem. Ouvindo o rádio daqui, mais precisamente a MPB FM, escuto tantas propagandas do que a cidade pode me oferecer... shows, sambas, peças, eventos, de segunda a segunda estão acontecendo coisas interessantes, sabe? Em Aracaju, só aos fins de semana, e coisas bem mais específicas - resumindo, barzinho com música ao vivo, às vezes boa, às vezes não.
Gosto de barzinho, adoro jogar conversa fora, mas sinto falta de mais opções, e principalmente da companhia das amigas queridas e família daqui pra tomar um chopp.

Em Aracaju não tem trânsito, não tem engarrafamento, não tem tanta violência. Mas não tem também muita coisa boa que aqui no Rio tem. Qual o ideal então, o que eu escolho?